Escolha uma Página

Os desafios e avanços do uso de blockchain

Os negócios globais utilizando blockchain têm crescido de forma acelerada tanto em valores quanto em volume em diversos países. Combinado com o uso em aplicações do setor público, o mercado foi estimado em mais de US$ 100 bilhões, segundo relatório “Trends in Blockchain”.

Alguns visionários afirmam que a tecnologia de blockchain terá tanto impacto como a própria Internet; e em menor escala, o Linux, que transformaram mercados e a troca de informações em todos os setores da sociedade. Pela primeira vez na história humana, as pessoas em todos os lugares poderão confiar uns nos outros e transacionar não só por uma grande instituição financeira, mas pela colaboração (P2P) entre elas.

blockchain na área pública está estimulando empresas públicas, agências reguladoras e diversos ministérios na criação de aplicações e soluções para integração de sistemas, para reduzir custos com transparência, segurança e eficiência na prestação de serviços ao cidadão.

blockchain na área privada está cada vez mais sendo utilizada pelas cadeias de valores de inúmeros segmentos, apoiadas em plataformas como Hyperledger, Ethereum Alliance, em consórcios como Saw Tooth Lake, R3Corba e Ripple, que são utilizadas por integrantes da indústria de finanças, tecnologia e startups-fintechs.

Além de sua utilização para transações seguras de criptomedas, cuja mais famosa é o Bitcoin, a tecnologia de blockchain expande suas aplicações nas áreas bancárias, operadoras de saúde, seguros, supply chain, jurídica, Internet das Coisas, entre outras.

O mercado tradicional de tecnologia está antevendo o potencial inovador do uso de Blockchain, desenvolvendo integração com as aplicações atuais e também com os sistemas legados. Podemos listar empresas de tecnologia como IBM, Microsoft, SAP, Oracle, Accenture, Delloite, KPMG, Intel, Cisco, NEC, Fujitsu, Hitachi. Globalmente, bancos centrais, instituições financeiras, empresas de meios de pagamentos, varejo, consultorias, fintechs e empresas que participam de cadeia de negócios estão realizando provas de conceito ou implantando blockchain.

O Blockchain tem o potencial para reduzir o risco sistêmico e fraude financeira, automatizar processos que anteriormente eram demorados, realizar e registrar transferência de ativos e proporcionar mais segurança de riscos sistêmicos.

Um recente relatório do Fórum Econômico Mundial prevê que em 2025 10% do PIB mundial serão armazenados com uso de blockchains. No entanto, ainda há uma falta de compreensão sobre seu potencial, implantação e benefícios das aplicações.

Por esse motivo, a 2ª Edição do FORUM BLOCKCHAIN vai avançar nessa discussão, que teve inicio na primeira edição do evento em maio passado. Através de painéis de discussão e palestras especiais você ficará atualizado sobre tudo no mercado de blockchain.

Podem participar profissionais de negócios e tecnologia das áreas de finanças, TI, administração, gestores de negócios, consultoria, startups, fintechs, desenvolvimento, acadêmicos, governo, instituições públicas, entre outros.

Saiba mais http://forumblockchain.com.br/